CRÓNICA DE UM DESRESPEITO ANUNCIADO

O Banco de Suplentes nasceu a dia 1 de Agosto, nesse mesmo dia, sabemos hoje, foi o Sporting Clube de Portugal citado por um Juiz, Juiz esse que está a apreciar a AG de dia 23 de Junho, tendo essa citação imediatamente travado todo e qualquer efeito da AG – neste caso a destituição do CD presidido por Bruno de Carvalho – até ser tomada uma decisão em 1ª instância. Uma decisão em 1ª instância levar-nos-á lá para meados do próximo ano, diria eu.

Mas se tivesse nascido a dia 2 de Agosto, seria o dia, em que se soube, por decreto da Comissão de Fiscalização, que todos os elementos do CD estavam suspensos, exceto um. A sequência de dia 1 de Agosto e dia 2, não deverá ser mera coincidência, em minha opinião.

E poderia estar aqui a desfiar o novelo e chegaríamos facilmente ao dia de hoje, sem que um só dia ficasse por preencher. Uma luta diária, em que se tenta colocar o Sporting Clube de Portugal nos eixos da legalidade e da legitimidade democrática, num país que se quer avançado e na linha da frente da União Europeia, e não no caminho que se está atualmente a percorrer, o caminho de uma qualquer ditadura ao estilo da América do Sul dos anos 70 e 80.

Mas, hoje dia de estreia neste blog, vou deter-me no dia 10 de Agosto, uma sexta-feira, em que Afonso Pinto Coelho e eu próprio, entregámos a Jaime Marta Soares, um requerimento para um pedido de uma AG Extraordinária para se apreciarem as suspensões decretadas pelos comissários fiscalizadores. É bom relembrar que o referido decreto diz que a suspensão tem recurso para AG de Sócios. Passaram-se 19 dias, 19 longos dias. Não há resposta, nem uma só resposta, nem um “ai” nem um “ui”.

Assim que se soube do decreto da suspensão e da sua possibilidade de recurso, um conjunto alargado de Sócios, daqueles que vão a todo lado, daqueles que não vão para os camarotes nem para tribunas, daqueles que vão a estádios e a pavilhões, daqueles que não dizem que têm que se preparar para fazer uma reunião, esse conjunto de Sócios, dizia eu, mobilizou-se e começou uma recolha de assinaturas.

Foi incrível, em pouco mais de 48H estavam recolhidas assinaturas correspondentes a cerca de 1.500 votos. Em pouco mais de outras 48H estava o processo todo pronto a ser entregue. E dia 10 de Agosto estávamos no Estádio José Alvalade a entregar o requerimento e as respetivas assinaturas. O objetivo era claro, dar a voz aos Sócios e caso fosse essa a vontade dos Sócios em Assembleia, fazer-se o imediato levantamento da sanção, e assim possibilitar, sem mais, o livre acesso às Eleições a todos os candidatos que assim o desejassem, e consequentemente possibilitar a livre escolha dos Sócios em elegerem os seus representantes.

O silêncio que se faz ouvir desde então de Jaime Marta Soares, o que nos diz?

Em minha opinião, diz-me que este é um processo em que se fala de “alma máter” porque são palavras bonitas, mas na realidade desprezam essa alma do Sporting que são os Sócios, diz-me que quem fala em “estatutos e regulamentos” está a atirar areia para os olhos, pois na verdade estão a borrifar-se para os mesmos, e o que querem mesmo é andar por Tribunas de rivais que desrespeitam os nossos que faleceram às suas mãos, sem uma única palavra de condenação.

Nada que já não suspeitássemos, pois em minha opinião, vamos de atropelo em atropelo, de mentira em mentira até uma situação limite, e é por isso que esta é uma crónica de um desrespeito anunciado.

Um abraço de Leão

Nuno Sousa – Sócio 9.575-0 desde Agosto de 1981

 

18 pensamentos sobre “CRÓNICA DE UM DESRESPEITO ANUNCIADO

  1. Sara Dias

    Atropelos atrás de Atropelos.
    O que não percebo é como ainda há quem não perceba o que se está a passar. Como é possível?
    Não considero ser a dona da razão, mas as evidências são tantas…

    Eu lutarei pelo nosso Sporting até não poder mais. Farei tudo o que está ao meu alcance para lutar contra o que estão a fazer ao meu Grande Amor!

    Sou uma ninguém, sou uma desconhecida dos Sportinguistas, mas sou uma doente pelo Sporting, doença reconhecida pelos que me conhecem. Tenho o privilégio de ter nascido em Agosto, e até de signo ser Leoa.
    Como tal tenho características que todos reconhecem. Sou teimosa, sou lutadora, sou leal, e quando mexem com os meus… as minhas garras e as minhas presas são mostradas.

    Aos que estão a fazer isto ao meu Sporting só digo isto… NÃO VOU DESISTIR!! NEM EU NEM MILHARES QUE SENTEM E PENSAM COMO EU!!!Não nos vencerão pelo cansaço e o tempo está do nosso lado!!

    Nasceu uma nova geração de Sportinguistas!! Uma geração que não se demove. Uma geração que luta. Uma geração que quer muito mais do que as gerações anteriores deram e fizeram pelo nosso Sporting!!

    Eu sou da nova geração! Eu sou LEAL AO SPORTING!

    Liked by 1 person

    1. Nuno Sousa

      Não desistir e acima de tudo não desmobilizarmos, bem pelo contrário mobilizarmo-nos. Atrás do teclado não chega e sei bem que a Sara é das que vai para a linha da frente. Era bom que existissem mais Saras neste caso e em outros casos.

      Gostar

  2. Gilmar

    Quem tem desrespeitado tudo e todos, é BC. Surpreende que ainda não esteja preso, surpreende ainda mais que tenha gente a segui-lo. Perdeu o “norte” no momento em que se virou contra os seus jogadores publicamente. Agora vem dizer que tem saudades e que são uma família. Eu sei do que ele tem saudades. Não tenho conhecimento de nenhum presidente ganhar prêmios de jogos. Se estivesse a trabalhar no duro a ganhar o ordenado mínimo, não tinha tanta saudade….

    Gostar

    1. José Gil

      Obrigado pelo seu comentário Gilmar.

      Gostaria no entanto que me esclarecesse dois pontos: o primeiro é que nos divulgue que crime cometeu BdC, no seu entender, para que não o surpreenda que fosse preso…

      O segundo ponto é onde leu ou retirou a informação que BdC auferia prémios de jogo… É que eu saiba, os membros da Comissão executiva da SAD tinham premio anual, caso fossem atingidos determinados objectivos, como aliás é comum em quase todas as grandes organizações! Mais, os vencimentos e prémos pagos à Adminsitração são regulados e aprovados por um conselho de remunerações…

      Se o amigo Gilmar não leva a mal que eu lhe dê um conselho, deveria ler atentamente as duas crónicas que a minha querida amiga @kukagr escreveu aqui no blog, sobre as “verdades” da imprensa e a atenção que esta dispensa ao nosso clube (estou a assumir que o Gilmar é Sportinguista).

      De qualquer das formas, volte sempre e aproveite para comentar, pois queremos debater e ouvir as opiniões de todos. Bem haja por isso.

      Um abraço

      Gostar

  3. Walter Miranda Santos

    Concordo em absoluto. Sou Leal ao Sporting. Sou sócio há 33 anos e regressei pela mão do melhor Presidente de sempre do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Desejo e quero que o mesmo volte a ocupar um lugar que é seu como acredito que seja o sentimento da grande maioria de quem é, de facto, do MELHOR CLUBE DO MUNDO.

    Gostar

Deixe-nos o seu Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.